sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Vazamento de gás preocupa Alemão

Por que a Cetesb não atende o telefone? Qual a origem do forte odor que incomodou os moradores da cidade na noite desta quarta-feira? Quais os riscos para a saúde pública e quais as providências adotadas para sanar o problema?

Esses são os questionamentos do presidente da Câmara, vereador José Roberto Azzoline Soares (Alemão/PSB), que tentou, inúmeras vezes, contatar a Cetesb, em vão.

Preocupado com os sintomas como problemas respiratórios, dores de garganta e de cabeça, além de ânsia de vômito causados pelo cheiro forte que invadiu a cidade, incomodando os moradores, ele compareceu à sede da Defesa Civil, onde apurou a origem do problema: um vazamento de gás na Refinaria Presidente Bernardes (Petrobrás), para onde se dirigiu. “Era preciso saber quais as providências que estavam sendo adotadas e quais os riscos que a inalação do poluente poderia causar à população”, afirmou.

Alemão disse que não teve acesso às dependências da empresa pois havia um bloqueio formado pela CMT (Companhia Municipal de Trânsito) nas imediações da Vila Elizabeth. “Este bairro, por ser o mais próximo da Refinaria é o que mais preocupa. Fiquei pasmo de ver que não havia nenhuma medida adicional, como alerta à população e distribuição de máscaras. Justamente aqui, onde são realizados vários simulados de acidentes ambientais. Tivemos um caso real e não vi nenhuma providência”, criticou.

Além disso, o parlamentar compareceu ao Pronto Socorro Central e ao PS Infantil, onde até aquele momento não havia ocorrências em razão do acidente. “Enquanto estive na Defesa Civil, vários munícipes ligaram pedindo informações. Estavam assustados e não é para menos, já que vivemos num parque industrial”.

O presidente do legislativo disse que na sessão ordinária da próxima terça feira, apresentará requerimento cobrando informações da Cetesb e exigindo que o órgão preste um serviço condizente com sua função e com a realidade da cidade. “Fomos beneficiados pelo vento, que dispersou o gás. Se as condições climáticas fossem desfavoráveis, certamente as consequências seriam piores”, analisou.

Além de questionar a Cetesb, Alemão pretende saber da Petrobrás e da secretaria municipal de Meio Ambiente quais as providências estão sendo adotadas para evitar acidentes desse tipo:”estamos vivendo um momento de muitas obras de manutenção e expansão industrial. A Câmara tomará medidas enérgicas para garantir o bem estar e a segurança da população. Vamos cobrar a identificação dos responsáveis e cobrar as medidas necessárias para que nisso não se repita”, concluiu.


Fonte: Câmara Municipal de Cubatão
Jornalista: Ademir Quintino

Nenhum comentário: